O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), convocou reunião preparatória para a eleição da Mesa da Casa na próxima segunda-feira (1°), às 14h. “A Casa está preparada com todas as medidas de segurança contra a Covid-19”, disse o senador.

congresso nacional 13 03 17

A reunião, que será presencial, obedecerá ao Regimento Interno da Casa, que prevê, expressamente, a votação por meio de cédula de papel, inserida em envelope e depositada em urna.

A reunião preparatória pode ser aberta com o quórum de 14 senadores, o equivalente a 1/6 da composição do Senado. Mas a votação, propriamente dita, só começa com a presença da maioria absoluta da Casa — 41 senadores.

Na Casa, a disputa está entre a presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS), e o candidato do governo, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Leia mais:
Quatro senadores disputam presidência da Casa em fevereiro

Câmara dos Deputados
Ainda sem horário definido, podendo ocorrer à noite, depois da eleição no Senado, os deputados também devem escolher o novo presidente da Casa de forma presencial, na segunda-feira (1°).

O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que está prevista a circulação de pelo 3 mil pessoas em ambiente com pouca circulação de ar, por isso defendeu a votação remota para o grupo de risco, mas não foi acatada a sugestão.

Assim, a votação na Câmara também vai ser presencial.

A tensão vai ser grande, pois ambos os blocos partidários que polarizam a disputa e o debate em torno da sucessão da Mesa Diretora da Casa contam voto a voto. Como a eleição é secreta não é possível arriscar nenhum prognóstico.

Leia mais:
Podemos vai aderir à Lira que chega a 242 votos; Rossi tem 259

O governo entrou de “cabeça” na disputa, segundo matéria publicada n’O Globo desta terça (26). Já começou a retaliar aliados de Baleia no governo tirando-lhes os cargos e distribuindo-os aos aliados de Lira e dos partidos que compõem seu bloco de apoio.

Os blocos liderados pelos deputados Baleia Rossi (MDB-SP) e Arthur Lira (PP-AL) cada qual tem 11 partidos. Mas o de Baleia é maior. Veja a distribuição:

Baleia: PT (52), MDB (33), PSDB (33), PSB (30), DEM (29), PDT (26), Solidariedade (14), Cidadania (7), PCdoB (7), PV (4) e Rede (1) —, hoje em 257.

Lira: PL (43), PP (40), PSL (36), PSD (35), Republicanos (32), PTB (11), Pros (11), Pode (10), PSC (10), Avante (8) e Patriota (6) —, perfazendo 242 deputados. (Com agências)

Nós apoiamos

Nossos parceiros