Presidente do Banco Central é convocado para explicar taxa de juros no Senado
- Detalhes
- Categoria: Notícias
O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, vai participar de audiência pública no plenário do Senado na próxima quinta-feira (10). A convocação foi feita pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com base no artigo 11 da Lei de Autonomia do Banco Central.
Roberto Campos Neto é convocado para prestar esclarecimentos no Senado na próxima quinta-feira (10)
Havia previsão de Campos Neto ser ouvido também na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado na próxima terça-feira (8), todavia, com a possibilidade de ser ouvido por todos os senadores. Desse modo, houve acordo para ouvi-lo apenas no plenário da Casa.
Leia também:
Em votação acirrada BC reduz Selic pela primeira vez em 3 anos com tímido corte de 0,50 p.p.
Roberto Campos Neto participou até esta quarta-feira (2), da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) que decidir iniciar ciclo de queda na taxa básica de juros que estava, até quarta-feira em 13,75% e caiu para 13,25%.
Dia 28 de junho, durante evento jurídico em Lisboa, Rodrigo Pacheco se manifestou sobre a possibilidade de convocar o presidente do Banco Central para explicar a política monetária adotada pela instituição.
Mesmo com a redução da Selic, o juro real brasileiro ainda é o maior do mundo — 6,68%, tendo, respectivamente, México (6,64%) e Colômbia (6,15%), atrás do Brasil.