Na última segunda-feira (4), completaram-se 2 meses da abertura do código-fonte da urna eletrônica e dos sistemas eleitorais a serem utilizados no pleito do ano que vem. Em outubro, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, anunciou o início do período durante o evento de lançamento do Ciclo de Transparência - Eleições 2024.

tse abertura codigo fonte1 mcamgo abr 04102023 13TSE abre código-fonte de urna eletrônica para as eleições de 2024. Tribunal inicia Ciclo da Transparência - Eleições 2024 | Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Isso significa que as entidades fiscalizadoras que representam a sociedade podem comparecer à sede da Corte, em Brasília, para inspecionar o código, que é uma das etapas de auditoria do sistema eletrônico de votação que confere ainda mais transparência e segurança ao processo eleitoral.

Conforme ressaltou o presidente do TSE durante o evento, esse é mais um ciclo para mais reafirmação, de que a Corte está sempre aberta a todos aqueles que queiram auxiliar, fiscalizar, melhorar “a forma como nós exercemos a democracia”.

“Com absoluta certeza de que, em 2024, teremos mais um ciclo democrático, mais uma eleição com total tranquilidade e transparência para que possamos solidificar cada vez mais a nossa democracia”, afirmou na ocasião.

Primeira inspeção
Até o momento, apenas o partido União Brasil esteve no TSE para auditar o código-fonte da urna e os sistemas eleitorais.

No dia 10 de novembro, 2 representantes da legenda estiveram na Corte Eleitoral para a inspeção, das 12h às 19h. Eles foram recebidos por 1 técnico da STI (Secretaria de Tecnologia da Informação) da Corte, que explicou os procedimentos necessários para a realização da vistoria.

O tribunal não faz nenhuma intervenção na auditoria realizada pelas entidades, que são livres para trabalhar como desejarem. Leia a matéria completa no portal do TSE

Nós apoiamos

Nossos parceiros