Proposta aumenta número de deputados federais para 531
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- Categoria: Agência DIAP
Ampliação no número de deputados federais reflete atualização demográfica e deve alterar dinâmicas no Legislativo a partir de 2026.

A partir das eleições de 2026, a Câmara dos Deputados poderá contar com 18 novos deputados federais, elevando de 513 para 531 o total de parlamentares federais. A alteração aprovada no plenário da Câmara, prevista no Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/2023, é fruto de um ajuste demográfico que visa atualizar a representação proporcional dos estados brasileiros no Legislativo federal, conforme dados do Censo Demográfico.
Levantamentos feitos pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), anteciparam cenários de como ficaria a composição das bancadas caso fosse aplicada a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determina a aplicação estrita do princípio da proporcionalidade populacional mantendo os atuais 513 deputados federais.
O DIAP também analisou o impacto nas Assembleias Legislativas estaduais. Em 2027, esses parlamentos contarão com 1.089 vagas, ante 1.059 atualmente. Se fosse adotado o modelo do STF, esse número seria 1.061, com redistribuição proporcional semelhante à da Câmara.
A mudança também terá impacto direto na correlação de forças regional e no processo legislativo que exigirá um quórum maior para votações e apoio coletivo para apresentação de proposições, por exemplo.
A matéria precisa ainda ser votada no Senado e, posterior, sancionada pelo presidente da República.
|
UF |
Bancada Federal - Atual |
Bancada Federal em 2027 |
Bancada caso tivesse adotado decisão STF |
Bancada na Assembleia - Atual |
Bancada na Assembleia em 2027 |
Impacto caso tivesse adotado decisão do STF nas assembleias |
|
AC |
8 |
8 |
8 |
24 |
24 |
24 |
|
AL |
9 |
9 |
8 |
27 |
27 |
27 |
|
AP |
8 |
8 |
8 |
24 |
24 |
24 |
|
AM |
8 |
10 |
10 |
24 |
30 |
24 |
|
BA |
39 |
39 |
37 |
63 |
63 |
61 |
|
CE |
22 |
23 |
23 |
46 |
47 |
47 |
|
DF |
8 |
8 |
8 |
24 |
24 |
24 |
|
ES |
10 |
10 |
10 |
30 |
30 |
30 |
|
GO |
17 |
18 |
18 |
41 |
42 |
42 |
|
MA |
18 |
18 |
18 |
42 |
42 |
42 |
|
MG |
8 |
10 |
9 |
24 |
30 |
24 |
|
MS |
8 |
8 |
8 |
24 |
24 |
24 |
|
MG |
53 |
54 |
54 |
77 |
78 |
78 |
|
PA |
17 |
21 |
21 |
41 |
45 |
45 |
|
PB |
12 |
12 |
10 |
36 |
36 |
36 |
|
PR |
30 |
31 |
30 |
54 |
55 |
54 |
|
PE |
25 |
25 |
24 |
49 |
49 |
48 |
|
PI |
10 |
10 |
8 |
30 |
30 |
30 |
|
RJ |
46 |
46 |
42 |
70 |
70 |
66 |
|
RN |
8 |
10 |
8 |
24 |
30 |
24 |
|
RS |
31 |
31 |
29 |
55 |
55 |
53 |
|
RO |
8 |
8 |
8 |
24 |
24 |
24 |
|
RR |
8 |
8 |
8 |
24 |
24 |
24 |
|
SC |
16 |
20 |
20 |
40 |
44 |
44 |
|
SP |
70 |
70 |
70 |
94 |
94 |
94 |
|
SE |
8 |
8 |
8 |
24 |
24 |
24 |
|
TO |
8 |
8 |
8 |
24 |
24 |
24 |
|
Total |
513 |
531 |
513 |
1059 |
1089 |
1061 |
|
Fonte: Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - DIAP |
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