Contraproposta: entidades vão ‘brigar’ por 13,5%; reunião 3ª (28)
- Detalhes
- Categoria: Agência DIAP
Agora é oficial. Entidades representativas dos servidores públicos federais, que também compõem o Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado) chancelaram em reunião, na tarde desta sexta-feira (24), envio de contraproposta ao governo federal sobre a recomposição das perdas salariais.
No ofício, protocolado para o secretário de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho — do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço s Públicos), Sérgio Mendonça —, as entidades destacam que o percentual de 7,8% está muito aquém das perdas acumuladas nos últimos anos. Estão nas negociações, além do Fonacate, o Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) e as centrais sindicais.
Leia também:
Servidores articulam contraproposta de até 10% de reajuste
Governo formaliza propostas na 1ª reunião da mesa negocial
Reajuste dos servidores do Executivo em 2023: esperando Godot
Obstáculos ao reajuste salarial dos servidores em 2023
Esclarecimentos sobre reajuste do vale-alimentação dos servidores
Assim, propõem que o governo eleve a proposta de 7,8% — apresentada na primeira reunião da Mesa Negocial — para 13,5%, a partir do mês de março.
Equiparação até 2026
No documento, o Fonacate pede ainda que o governo inclua no acordo, o compromisso de equiparação de todos os benefícios com demais poderes, até o fim de 2026.
“Os servidores estão muito ansiosos aguardando o desfecho dessa negociação, que nós esperamos que não se estenda além de meados de março”, destacou o presidente do Fonacate, Rudinei Marques.
A próxima reunião para o debate de propostas com governo está agendada para a próxima terça-feira (28), pela manhã. (Com informações do Fonacate)