OAB e + 21 entidades divulgam manifesto contra reforma do IR
- Detalhes
- Categoria: Agência DIAP
Entidades da sociedade civil divulgaram, nesta segunda-feira (26), manifesto contra o projeto de reforma do Imposto de Renda proposto pelo governo federal. Entre as 22 entidades que assinam o documento está a OAB Nacional (Ordem dos Advogados do Brasil), a CNS (Confederação Nacional dos Serviços) e a ACSP (Associação Comercial de São Paulo).
Leia também:
Reforma Tributária ameaça trabalhador de perder vale-refeição e alimentação
Trata-se do PL 2.337/21, que versa sobre mudanças no Imposto de Renda das pessoas física e jurídica e também e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), entregue ao Congresso em 25 de junho pela área econômica do governo.
No texto, as instituições pedem total rejeição do projeto e dizem que as mudanças implicam “aumento da complexidade no sistema tributário brasileiro”.
O principal ponto criticado, no texto, é a taxação de dividendos. Mas o manifesto também lista série de mudanças trazidas pelo projeto que seriam prejudiciais, como a extinção da escrituração simplificada das empresas no lucro presumido e a restrição da declaração simplificada do Imposto de Renda das pessoas físicas.
Tramitação
O projeto aguarda despacho do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O relator da matéria é o deputado Celso Sabino (PSDB-PA).
A tramitação efetiva do projeto vai começar depois do recesso parlamentar, que se encerra em 31 de julho.