PSol decide disputar presidência da Câmara com Luiza Erundina
- Detalhes
- Categoria: Notícias
O PSol decidiu que vai ter candidatura própria nas eleições para a presidência da Câmara dos Deputados. O nome escolhido é o da deputada Luiza Erundina (PSol-SP). A decisão foi confirmada pelo Congresso em Foco com 2 pessoas ligadas ao partido. O anúncio será feito após reunião da Executiva Nacional da legenda. A eleição vai ser em 1º de fevereiro.
Deputada Luiza Erundina (PSol-SP) | Foto: Agência Câmara
Na última quarta-feira (13), 5 deputados da legenda divulgaram nota defendendo que, em vez de apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), o partido deve lançar nome à presidência da Câmara. Assinaram o texto, os deputados Luiza Erundina (SP), Ivan Valente (SP), Talíria Petrone (RJ), Áurea Carolina (RJ) e Glauber Braga (RJ).
Leia também:
Breve histórico das eleições para presidência da Câmara
Baleia Rossi oficializa candidatura à presidência da Câmara
Significados da eleição para presidência da Câmara
Na disputa para presidência da Câmara PT decide apoiar Baleia Rossi (MDB)
Veja os números por trás da disputada da presidência da Câmara
Na nota, os deputados defenderam que a eventual vitória de Baleia de fato representa uma derrota ao candidato do governo, Arthur Lira (PP-AL), mas que este apoio pode ser dado no 2º turno. De acordo com eles, cabe à oposição apresentar candidato com compromissos com pautas relevantes para a esquerda.
Erundina já concorreu ao cargo em 2017, quando conseguiu 10 votos e ficou em 5º lugar, na frente apenas do então deputado e hoje presidente Jair Bolsonaro, que havia conseguido 4 votos.
Além dela, concorrem em 2021 os deputados Alexandre Frota (PSDB-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), Capitão Augusto (PL-SP) e André Janones (Avante-MG). Todos os deputados, cujos partidos apoiam Arthur Lira ou Baleia Rossi são candidatos avulsos, isto é, não têm o apoio dos respectivos partidos. É o caso de Frota, cujo partido apoia Baleia; Ramalho, do MDB, que apoia Baleia; Capitão Augusto, o partido apoia Lira; e Janones, que o partido está com Lira.
Com a pulverização de candidaturas, a disputa certamente vai ter 2º turno. Os deputados vistos com chances reais de vencer a disputa são Lira, que tem apoio do PP, PL, Republicanos, Avante, Solidariedade, Patriota e PSD e deve fechar aliança com Pros e PTB, e Baleia, que tem o apoio do MDB, DEM, PSDB, PT, PSL, Cidadania, PDT, PSB, PCdoB, Rede e PV.
Perfil político-parlamentar1
Erundina está no exercício do 6º mandato, paraibana, assistente social. Destaca-se como debatedora.
Trajetória na vida pública - Antes de ingressar no Parlamento, foi secretária de Educação de Campina Grande (PB), única função pública que assumiu em sua cidade natal. Em São Paulo, foi vereadora, deputada estadual e prefeita da capital. Exerceu também o cargo de ministra da Administração Federal no governo Itamar Franco.
Atuação político-parlamentar - Nesta legislatura, foi titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Exerceu o cargo de 3ª suplente da Mesa Diretora da Câmara, de vice-líder e de líder de partido. Foi a primeira presidente da Comissão de Legislação Participativa. Coordenou a Frente Parlamentar pela Reforma Política com Participação Popular e a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular.
Especialização técnica - Uma das principais lideranças femininas no Congresso, é a grande referência do Legislativo federal em matéria de participação popular, democracia direta e de controle social. Vinculada às lutas democráticas, é uma parlamentar de visão nacional. Prioriza a defesa da ética na política, os direitos humanos e a democratização dos meios de comunicação. É autora, entre outras matérias, da Emenda Constitucional 90/15, que introduz o transporte como direito social na Constituição. É mestre em Ciências Sociais com diversas especializações na área. (Com Congresso em Foco)
______
NOTA
1 DIAP/Publicação | Os “Cabeças” do Congresso Nacional 2020 - Uma pesquisa sobre os parlamentares mais influentes - https://bit.ly/2XIoeDd