Confederação de Metalúrgicos pede suspensão da Copa América no Brasil
- Detalhes
- Categoria: Notícias
A CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) ajuizou no STF (Supremo Tribunal Federal), ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 849, com pedido de concessão de medida liminar para suspender a realização da Copa América de 2021 no Brasil.
A entidade aponta o risco de aumento de casos de contaminação e de mortes pela Covid-19 no Brasil em razão da realização do torneio, o que, no entendimento da entidade, significará retrocesso nas políticas públicas atualmente adotadas pelo Ministério da Saúde.
Leia também:
Copa América: o que dizem governadores e prefeitos das 4 cidades-sede do torneio
A relatora da ação impetrada pela Confederação dos Metalúrgicos é a ministra Cármen Lúcia.
No mérito, a CNTM pede, com fundamento em princípios constitucionais como o direito à saúde e à vida, que a entidade sindical faz essa demanda no Supremo.
Considerando, entende a Confederação, a decretação do estado de calamidade e a necessária adoção das medidas para contenção do alastramento do contágio e das mortes, que seja reconhecida a impossibilidade de o Brasil ser a sede de competições internacionais enquanto perdurar a necessidade de isolamento social.
Partidos
Sobre o mesmo tema, vários partidos como PCdoB, PT e outros ajuízaram ADPF, distribuída ao ministro Ricardo Lewandowski, o PSB (Partido Socialista Brasileiro) e o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) impetraram MS (Mandado de Segurança) 37933, da relatoria da ministra Cármen Lúcia.
Leia mais:
Partidos pedem suspensão de preparativos para sediar a Copa América no Brasil
Nos 2 casos, também há pedido de liminar para impedir o governo federal de adotar atos legais e administrativos com a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) ou com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para viabilizar a realização do campeonato.
A decisão do governo federal de permitir, diante do caos na saúde e sanitário, realização de evento desportivo internacional só faz sentido para quem vê nesse nisso a possibilidade de ganhar dinheiro, em detrimento da profunda crise porque que passa o País e o povo brasileiro, em particular a parcela mais pobre do Brasil, que passa por imensas dificuldades sociais e financeiras agravada pela pandemia. (Com informações de Notícias STF)