Servidores fazem nesta quinta e sexta-feira Encontro Nacional
- Detalhes
- Categoria: Notícias
Servidores de todo o País participam, nesta quinta (29) e sexta-feira (30), do Encontro Nacional dos Trabalhadores do Setor Público contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/20, sobre a Reforma Administrativa. Convocado por 15 entidades, como centrais sindicais e Movimento Basta!, o Encontro tem o propósito de organizar a luta pela derrubada da proposta apresentada pelo governo.
Atualmente, a PEC 32 está em discussão na comissão especial da Câmara, cujos debates serão retomados com o reinício dos trabalhos legislativos, após o recesso parlamentar, que se encerra em 31 de julho.
Desde o início, entidades sindicais denunciam a PEC em audiências públicas, debates virtuais e redes sociais. Entre os prejuízos estão a entrega de setores como educação e saúde para a iniciativa privada, extinção de direitos do funcionalismo e ampliação da possibilidade de contratação por indicação.
O fim da estabilidade dos servidores concursados é a principal ameaça imposta pela proposta do governo Bolsonaro encaminha à Câmara dos Deputados, em setembro de 2020.
“Desconstrói o sistema de proteção social”
“A reforma não afetará apenas os servidores, mas toda a população, pois desconstrói o sistema de proteção social”, alerta João Domingos, presidente da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil).
Segundo Antonio Carlos Fernandes de Lima Junior, coordenador do Movimento Basta! e presidente da Conacate (Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado), é esperado público grande para o encontro dos servidores.
Ele explica que serão formados grupos para a construção de propostas ao documento base, que vai ser sistematizado e encaminhado a parlamentares e aos presidentes da Câmara e Senado.
“O documento vai demonstrar a gravidade da PEC 32 para a sociedade. Ela é tão ruim que não há substitutivo ou emenda que consiga torná-la palatável”, afirma o dirigente.
Transmissão
Nesta quinta-feira (29), a transmissão vai ser a partir das 19 horas, o evento vai ser transmitido pelo Facebook e YouTube “Contra a PEC 32”.
Na sexta-feira (30), o evento começa a partir das 9h e vai até às 18 horas pela plataforma Zoom.
Para mais informações acesse o portal que veicula e organiza informações contra a proposta do governo: www.contrapec32.com.br