Sessão solene celebra trajetória da FENAE e sua atuação histórica em defesa dos direitos dos empregados da Caixa e da soberania nacional

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (FENAE) foi celebrada em uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (29), em reconhecimento aos seus 54 anos de luta e representação em defesa dos direitos dos empregados e aposentados do banco.

O evento, proposto pela deputada Erika Kokay (PT-DF), reuniu parlamentares, dirigentes sindicais e colaboradores para destacar a trajetória e as conquistas da entidade.

Fundada em 1971, a FENAE tem sido uma voz ativa na defesa dos direitos dos empregados da Caixa e no apoio aos movimentos sindical, sociais e populares do país.

Durante a cerimônia, foram destacados os principais marcos da federação, como o reconhecimento da profissão de bancário a partir da greve histórica de 30 de outubro de 1985, o direito à sindicalização, a jornada de 6 horas, entre outras conquistas.

Em seu discurso, o presidente da FENAE, Sergio Takemoto, reforçou o compromisso da entidade com a categoria e destacou o papel da Federação como “uma das mais importantes entidades representativas do país”.

A homenagem também ressaltou o engajamento constante da FENAE na oposição aos ataques contra a Caixa enquanto empresa estatal e na defesa dos direitos de seus funcionários e aposentados, concentrando esforços no Legislativo e em mobilizações em todo o território nacional, alertando sobre os prejuízos que a venda do banco público causaria ao Brasil.

Parlamentares presentes enalteceram a contribuição da FENAE para a democracia e a justiça social, ressaltando sua influência além do movimento sindical.

Nós apoiamos

Nossos parceiros