Debate sobre greve dos auditores da Receita é cancelado sem previsão de nova data
- Detalhes
- Categoria: Notícias
A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados cancelou o debate que ocorreria nesta quarta-feira (18) para discutir a paralisação dos auditores da Receita Federal, que já completa mais de 130 dias. O encontro, solicitado pela deputada Erika Kokay (PT-DF), não tem nova data definida para ser realizado.
os auditores-fiscais não foram contemplados com reajustes salariais no pacote de reestruturação do governo federal, consolidado pela Medida Provisória 1.286/24 e pelo Projeto de Lei 1.466/25.
De acordo com a parlamentar, mesmo após o reajuste de 9% concedido em maio de 2024, a categoria acumula perdas inflacionárias superiores a 27%. Se não houver novas correções, o prejuízo pode exceder 40% até o final do atual governo.
Apesar da exclusão nos aumentos salariais, a categoria teve o Bônus de Eficiência e Produtividade regulamentado, com efeitos retroativos a março de 2024. No entanto, esse benefício é resultado de um acordo firmado ainda em 2016, não representando uma conquista recente.
A omissão do governo em incluir os auditores-fiscais no plano de reajustes gera insatisfação, especialmente diante da demanda histórica da categoria por valorização e equiparação com outras carreiras do serviço público.