Câmara retorna às atividades presenciais em 18 de outubro, anuncia Lira
- Detalhes
- Categoria: Notícias
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou o retorno, nesta segunda-feira (20), das atividades presenciais na Casa no dia 18 de outubro, para deputados e servidores.
Decisão da Mesa foi comunicada aos líderes em reunião nesta segunda-feira.
Segundo Lira, as votações no plenário e nas comissões serão presenciais
“A Câmara volta a funcionar normalmente”, disse. A decisão da Mesa Diretora foi comunicada aos líderes partidários em reunião nesta segunda-feira. Segundo Lira, as votações no plenário e nas comissões serão presenciais.
“Com o ritmo de vacinação, retornamos dia 18 de outubro. Todos os deputados receberam bem a notícia, todos querem a volta das comissões, inclusive as comissões mistas de medidas provisórias”, afirmou Lira.
Ele destacou que outros órgãos públicos estão voltando, como o STF (Supremo Tribunal Federal), o STJ (Superior Tribunal de Justiça) e também o Senado Federal.
“A Câmara volta a funcionar normalmente, [com] biometria no plenário”, disse. “Estamos só analisando se vai haver necessidade de algum requerimento obstrutivo continuar [com votação] pelo sistema remoto. Mas todas as questões de mérito, votação de destaques, votação de emendas [serão] sempre presenciais.”
Trabalhos de forma híbrida
Durante o ano passado, para evitar aglomerações em razão da pandemia do novo coronavírus, a Câmara passou a fazer votações virtuais, em que os deputados usavam aplicativo no celular para votar.
Desde o início da gestão de Lira, os trabalhos têm sido feitos de forma híbrida, com a participação da maioria dos parlamentares de forma virtual, mas com grande parte já em plenário.