Em reunião, nesta segunda-feira (18), a atual Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu que a eleição para a direção da Casa para o biênio 2021-2023 vai ser no dia 1º de fevereiro, por meio de votação presencial e secreta. 

camara dos deputados

Até o momento, já são 9 os deputados que anunciaram candidatura ao cargo de presidente da Câmara, são eles:

1) General Peternelli (PSL-SP), 2) Arthur Lira (PP-AL), 3) Baleia Rossi (MDB-SP), 4) Alexandre Frota (PSDB-SP), 5) Capitão Augusto (PL-SP), 6) Fábio Ramalho (MDB-MG), 7) Marcel van Hattem (Novo-RS), 8) André Janones (Avante-MG) e 9) Luiza Erundina (PSol-SP).

Leia também:
PSol decide disputar presidência da Câmara com Luiza Erundina

Baleia Rossi oficializa candidatura à presidência da Câmara

Veja os números por trás da disputada da presidência da Câmara

Breve histórico das eleições para presidência da Câmara

A disputa real gira em torno de Arthur Lira e Baleia Rossi, que são apoiados por blocos partidários. O de Lira é composto por 9 partidos: PP (41), PL (42), PSD (34), Pros (10), Avante (8) e Patriota (6), PTB (11), PSC (9) e Republicanos (31). O que apoia Baleia é composto por 12: DEM (28), PSDB (31), MDB (34), Cidadania (8), PSL (41), PT (52), PCdoB (9), Solidariedade (14), PDT (28), PSB (31), PV (4) e Rede (1).

Com exceção de van Hattem e Erundina, os demais candidatos são avulsos, pois não têm o apoio dos respectivos partidos. É o caso de Peternelli, Frota, Capitão Augusto, Ramalho e Janones.

Nós apoiamos

Nossos parceiros