fim da escala

6x1 toma as ruas e chega à reta decisiva no Senado

Mobilização neste domingo pressiona senadores, enquanto a PEC 221, que reduz a jornada para 40 horas e garante 2 dias de descanso, chega à CCJ na quarta (2)
IA

Do telex à inteligência artificial: qual o futuro dos bancários?

Dia 28 de agosto é Dia do Bancário e da Bancária, momento nos convida a celebrar as conquistas de uma categoria importante na história do país
card reuniao diap 500kb

DIAP e centrais alinham agenda

A presidenta do DIAP, Rita Serrano, e o analista político e diretor da entidade, Neuriberg Dias, participaram de reunião com as centrais sindicais
Veja mais Agência DIAP

eleicoes 2022

Principais proposições em tramitação no Legislativo federal, que atendem às demandas do campo conservador.

O recado dos brasileiros nas urnas, neste primeiro turno das eleições que se encerrou dia 2 de outubro, demonstra a consolidação do pensamento de direita, preponderantemente conservador, que se revelou de forma mais nítida na população. A partir de 2018, e, sobretudo, após esses 4 anos de governo Bolsonaro, ganhou mais força e aderência na sociedade.

aborto 1024x613
Mulheres protestam contra PEC que poderia criminalizar o aborto em todos os casos | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

A eleição de representantes desse pensamento ao Poder Legislativo federal é demonstração de força dessa vertente política no País.

Na Câmara dos Deputados, os partidos que elegeram parlamentares com essa linha de pensamento político, aumentaram de 210 para 259 representantes.

No Senado, a direita também aumentou o número de representantes: 22 para 36.

Polarização esquerda x direita
Como efeito da polarização nacional, a esquerda também cresceu em relação à representação no do Parlamento para 2023. Esse matiz política aumentou, de 73 para 94 deputados federais eleitos, e, no Senado, de 6 para 9, que representam os partidos ligados à esquerda na Casa.

A centro-direita, centro e centro-esquerda reduziram, em relação à última eleição na Câmara, ressalvada a centro-direita no Senado, que aumentou em relação ao pleito de 2018.

A centro-direita e centro, comparado ao centro-esquerda, tiveram as menores reduções na representação.

Na Câmara, a centro-direita caiu de 94 para 73; o centro de 76 para 56; e a centro-esquerda, de 60 para 31. No Senado, a centro-direita aumentou de 13 para 20 senadores, e o centro diminuiu de 29 para 12; e a centro-esquerda, de 11 para 4 parlamentares.

congresso esquerda direita
Agendas no Congresso
Pautas como a descriminalização do aborto, o homeschooling e união homoafetiva terão mais força nos debates, por crenças religiosas, e não por necessidade de direitos ou políticas públicas com amparo do Estado.

O meio ambiente também pode sofrer impactos com essa nova composição. Alinhados com o pensamento conservador nos costumes e neoliberal no campo econômico, alguns parlamentares chegam ao Congresso são favoráveis à diminuição das terras indígenas, para que possam ser liberadas para o plantio.

Outro ponto agressivo ao meio ambiente é a possibilidade de autorizar e ampliar a comercialização de mais agrotóxicos no País, além de a possibilidade de flexibilizar a fiscalização em relação aos processos de preservação das matas, rios, entre outros.

Ainda nesse campo chamado ideológico, associam-se parte significativa da bancada de segurança, com discurso do combate à corrupção, apoio ao excludente de ilicitude e outros temas corporativos, que fazem parte da pauta e podem ter reforço nas bancadas eleitas na Câmara e no Senado para a próxima legislatura – 2023-2027.

Conheça as principais proposições em tramitação no Congresso, que tratam das demandas ideológicas do campo conservador. Esta é, em grande medida, a pauta que Bolsonaro não conseguiu viabilizar na atual legislatura. Todavia, se for reeleito, com o perfil do Congresso que emergiu das urnas neste ano, terá mais condições de levar a cabo.

pauta conservadora neoliberal

Artigos

  • Não se brinca com a democracia

    Marcos Verlaine*
    Foi exatamente isso que fez André Mendonça. Em ano eleitoral, conflitos no STF e decisões monocráticas podem alimentar a instabilidade e abrir espaço para novas investidas contra a democracia.

  • Defender a família, mas qual família?

    Luciano Fazio*
    A família aparece, assim, não apenas como instituição social a ser protegida, mas como marcador de identidade política.

  • Estado brasileiro em reforma permanente

    Luiz Alberto Dos Santos*

    Às vésperas das eleições presidenciais de 2026, a reforma do Estado já aparece nos programas de diversos candidatos.

Veja mais Artigos

Notícias

Veja mais notícias

Publicações do Diap

  1. Estudos Políticos
  2. Quem foi Quem
  3. Estudos Técnicos
  4. Cabeças do CN
  5. Educação Política
Veja mais publicações

Canal Diap

Acessar o canal

Nós apoiamos

Nossos parceiros