img20230523102312132 768x576

Eleições 2026: as dificuldades de renovação do Parlamento

As eleições para o Poder Legislativo se apresentam como um dos principais desafios para a sociedade brasileira.
2023 09 12 segurança urna

Eleições 2026: o papel do movimento sindical

O movimento sindical e social enfrenta novamente um momento decisivo. A resistência ao governo Bolsonaro e as conquistas que alcançou sob a atual administração
96920

Nota de Repúdio

O DIAP manifesta profunda indignação diante de mais um caso de assédio sexual contra mulheres, desta vez transmitido em rede nacional, no BBB da TV Globo.
Veja mais Agência DIAP

 congresso cabecas

As bancadas são a Empresarial, de Parentes, Ruralista, Evangélica, Sindical, que teve leve crescimento, Feminina e de Segurança ou Bala.

Concluídas as eleições parlamentares em 2 de outubro, o DIAP elaborou o mapa (preliminar) das novas bancadas informais no Congresso Nacional — Câmara dos Deputados e Senado Federal.
 congresso nacional 13 03 17

Neste primeiro levantamento, em que poderá, certamente, haver modificações, observou-se que a Bancada Sindical teve leve crescimento. Na atual legislatura, a bancada é composta por 35 deputados e 5 senadores.

Agora, serão 41 congressistas, sendo 36 deputados, e 6 senadores. Essa bancada terá de trabalhar muito. Mas terá de ter foco, pois as mudanças relcionadas à Reforma Trabalhista, por exemplo, precisarão ser cirúrgicas e certeiras. Não há no horizonte perspectivas de derrubá-la integralmente. Basta ver a força da Bancada Empresarial/Ruralista.

Esse entendimento preliminar é para situar o debate em torno do tema, a fim de permitir enxergar a dimensão da luta e da pauta. Não se trata do “tudo ou nada” ou o “8 ou 80”. Vai ser preciso sopesar as possibilidades de vitórias e derrotas para fazer essa agenda avançar.

Isto é, essa agenda vai requerer do movimento sindical compreensão, que leve em conta a velha e calejada correlação de forças no Congresso e, ainda, quais partes poderão ser suprimidas, adicionadas e/ou alteradas.

Bancada Empresarial
A Bancada Empresarial, que antagoniza  com a Sindical, sofreu leve queda, mas continua numerosa e relevante. Na atual legislatura, que se encerra em fevereiro de 2023, a bancada tem 242 congressistas, 204 deputados, e 38 senadores.

A que vai tomar posse em fevereiro de 2023 é composta de 210 parlamentares: 178 deputados, e 32 senadores. É a maior bancada informal. Se juntar com a Ruralista, que geralmente vota com a Empresarial, fica, pode-se dizer, imbatível, do ponto de vista numérico. São 81: 57 deputados, e 24 senadores.

No Senado, por exemplo, a bancada vai contar com o reforço de um inimigo dos trabalhadores, ninguém mais, ninguém menos, que o relator da Reforma Trabalhista na Câmara, eleito senador, Rogério Marinho (PL-RN).  

A análise mais completa, inclusive das bancadas estaduais, vai ser objeto da publicação Radiografia do Novo Congresso - Legislatura 2023-2027.

Veja os números preliminares de todas as bancadas:

bancadas 2023 2027

Leia o levantamento preliminar completo

Artigos

Veja mais Artigos

Notícias

Veja mais notícias

Publicações do Diap

  1. Estudos Políticos
  2. Quem foi Quem
  3. Estudos Técnicos
  4. Cabeças do CN
  5. Educação Política
Veja mais publicações

Canal Diap

Acessar o canal

Nós apoiamos

Nossos parceiros